universidade aberta do brasil

Sobre o Polo UAB Tefé

A Universidade Aberta do Brasil – UAB, é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal.
O Sistema UAB foi instituído pelo Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006, para "o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País". Fomenta a modalidade de educação a distância nas instituições públicas de ensino superior, bem como apoia pesquisas em metodologias inovadoras de ensino superior respaldadas em tecnologias de informação e comunicação. Além disso, incentiva a colaboração entre a União e os entes federativos e estimula a criação de centros de formação permanentes por meio dos polos de apoio presencial em localidades estratégicas.
Assim, o Sistema UAB propicia a articulação, a interação e a efetivação de iniciativas que estimulam a parceria dos três níveis governamentais (federal, estadual e municipal) com as universidades públicas e demais organizações interessadas, enquanto viabiliza mecanismos alternativos para o fomento, a implantação e a execução de cursos de graduação e pós-graduação de forma consorciada. Ao plantar a semente da universidade pública de qualidade em locais distantes e isolados, incentiva o desenvolvimento de municípios com baixos IDH e IDEB. Desse modo, funciona como um eficaz instrumento para a universalização do acesso ao ensino superior e para a requalificação do professor em outras disciplinas, fortalecendo a escola no interior do Brasil, minimizando a concentração de oferta de cursos de graduação nos grandes centros urbanos e evitando o fluxo migratório para as grandes cidades.
O cadastramento para que município de Tefé fosse contemplado com o Polo de Apoio Presencial foi em abril de 2006 e deu-se início ao funcionamento em setembro de 2010, sendo a Prefeitura a entidade mantenedora conforme termo de compromisso assinado desde 04 de abril de 2006, responsabilizando-se com a adequação básica do Polo com infraestrutura física, Recursos Tecnológicos, Recursos Humanos e Sustentabilidade Financeira. O Polo de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil em Tefé, foi criado pela Lei Municipal nᵒ 020/2011, de 19/12/2011, regulamentada pelo Decreto nᵒ150/2011, de 30/12/2011,
A Universidade Federal do Amazonas – UFAM, foi a primeira instituição de ensino superior a ofertar cursos na modalidade Educação à Distância com licenciatura em Ciências Agrárias, Artes Visuais e Educação Física, permitindo a formação profissional, daqueles que não frequentam uma universidade no período regular por indisponibilidade de tempo.
As aulas iniciaram no dia 04/06/2011, tendo um período de 04 anos para conclusão, o Curso de Ciências Agrárias iniciou com 60 (sessenta), Artes Visuais iniciou com 33 (trinta e três) alunos e Educação Física com 22 (vinte e dois) alunos.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM, teve sua primeira oferta através dos cursos Técnicos em Eventos com 50 (cinquenta) alunos e PROFUNCIONÁRIO (Técnico em Multimeio didático, Técnico em Secretaria Escolar, Técnico em Merenda Escolar) atendendo alunos nos turnos: matutino, vespertino e noturno.
Em 07/01/2013 iniciou o curso presencial de Pedagogia através do PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores) com 37 (trinta e sete) professores da rede municipal de ensino, Este Plano é resultado da ação conjunta do Ministério da Educação (MEC), de Instituições Públicas de Educação Superior (IPES) e das Secretarias de Educação dos Estados e Municípios, no âmbito do PDE - Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação – que estabeleceu no país um novo regime de colaboração da União com os estados e municípios, respeitando a autonomia dos entes federados. É destinado aos professores em exercício das escolas públicas estaduais e municipais sem formação adequada à LDB.
período do curso será de 04 (quatro) anos nos meses de janeiro/fevereiro e julho, período em que a Secretaria Municipal de Educação –SEMED terá que organizar o calendário escolar a partir do ano de 2013 para que o professor(a) possa participar do exercício de sua formação.
Em agosto/2013 deu-se início ao curso de Especialização em Gestão Pública, ofertado pelo IFAM atendendo uma turma com 30 (trinta) alunos.